Desenvolvimento de Sistemas

O Problema

Apesar de hoje existir uma alta demanda por trabalhos de desenvolvimento de software, muitas empresas tem encontrado dificuldades no desenvolvimento de novos sistemas, sendo algumas dessas dificuldades as seguintes:

  • Falta de planejamento dos trabalhos de desenvolvimento, gerando retrabalho durante o processo de criação do software e consequentemente atrasos e aumento do custo do projeto;
  • Incompatibilidade entre os recursos desenvolvidos e as reais necessidades da empresa, deflagrando uma grande deficiência no processo de levantamento e análise de requisitos;
  • Demora na entrega do software que impacta na impossibilidade da empresa colher os frutos de sua utilização;
  • Dificuldade de lidar com as mudanças de necessidades que ocorrem durante o desenvolvimento do software, geralmente impactando em aumento do custo do projeto;
  • Falta de qualidade do software desenvolvido, o qual apresenta diversos problemas que precisam de tempo para serem corrigidos;
  • Dificuldade de suporte após o software entrar em ambiente de produção.

A Nossa Solução

A Expertiters executa projetos de desenvolvimento de software de forma a unir práticas ágeis, que contribuam para a entrega periódica de software pronto para o uso, às práticas tradicionais de gerenciamento de projetos, que contribuam para uma boa comunicação com o cliente e um gerenciamento eficaz de riscos, objetivando o atingimento de resultados que realmente gerem valor ao negócio do cliente.

No que tange às práticas ágeis, nossas principais diretrizes são:

  • Entregar software pronto para uso de forma periódica;
  • Priorizar os recursos que geram mais valor para o negócio do cliente;
  • Interagir assiduamente com o cliente;
  • Favorecer a cooperação e a eficiência do time.

No que tange às práticas tradicionais, nossas principais diretrizes são:

  • Engajar e motivar o time para o atingimento do sucesso do projeto;
  • Comunicar-se ostensivamente com o cliente sobre o andamento do projeto e eventuais obstáculos;
  • Gerenciar os riscos inerentes ao projeto e tratá-los da forma mais eficaz possível;
  • Gerenciar as necessidades de mudança no projeto de forma a garantir a entrega de valor ao negócio do cliente.

Os trabalhos de desenvolvimento de software são realizados em regime de fábrica de software. Nossa fábrica de software está localizada no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Franca, e os talentosos desenvolvedores que atuam nesta fábrica possuem competências para atuar com as mais diversas arquiteturas.

A Nossa Metodologia

Nosso trabalho inicia-se antes mesmo de nossa contratação, pois uma vez que temos grande preocupação em vender algo de muito valor ao nosso cliente, investimos grande esforço no levantamento dos requisitos desejados do software desejado pelo cliente, priorizamos junto ao cliente os requisitos que geram maior valor ao seu negócio e com isso construímos um Backlog do Produto que irá nortear a elaboração de nossa proposta, e caso ela seja aprovada, o projeto.

A execução do trabalho de desenvolvimento é realizada de forma incremental, conforme proposto pelo método ágil, conforme figura abaixo:

Vale salientar que iniciamos o desenvolvimento pela Sprint 0, que é um período onde os esforços estarão voltados para os requisitos técnicos, como a definição da arquitetura global e de software, assim como a preparação de ambientes de desenvolvimento, homologação e produção.

Nas demais Sprints os requisitos do software serão desenvolvidos conforme a priorização definida junto com o cliente. Esta priorização é revista periodicamente, para que possamos garantir a entrega dos recursos que gerem mais valor ao negócio do cliente.

Em casos de necessidade de mudanças, as mesmas são analisadas em conjunto com o cliente, e podem ser absorvidas através de substituições de requisitos constantes no Backlog do Produto ou através de aditivos ao contrato.

Após a entrega final do software, o cliente pode optar pela contratação de um serviço de sustentação, através do qual suporte e manutenções do sistema serão prestados de acordo com regras a serem estabelecidas em conjunto, as quais serão documentadas no formato de SLA (Service Level Agreement).

Principais Tecnologias

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